Morre Chen Ning Yang, vencedor de Nobel e um dos físicos mais influentes do século XX
18/10/2025
(Foto: Reprodução) Chen Ning Yang, vencedor do Nobel de Física de 1957, morreu aos 103 anos em 18 de outubro de 2025.
Divulgação/Comitê do Prêmio Nobel
Chen Ning Yang, um dos físicos mais renomados do mundo e vencedor do Prêmio Nobel na década de 1960, morreu aos 103 anos em Pequim neste sábado (18), informou a mídia estatal chinesa Xinhua.
Segundo a Xinhua, Yang morreu em decorrência de uma doença, porém não foram divulgados mais detalhes.
Nascido em 1922 em Hefei, na província de Anhui, no leste da China, Yang foi um físico sino-americano que trabalhou com mecânica estatística e princípios de simetria na física de partículas elementares.
Yang se tornou renomado e altamente influente com sua descoberta revolucionária da violação da paridade na interação fraca, que desafiou uma crença fundamental da física sobre simetrias da natureza e abriu novos caminhos no estudo das partículas elementares. Esse trabalho lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física em 1957, compartilhado com Tsung Dao Lee.
O físico é coautor da teoria de gauge Yang-Mills, que se tornou um pilar central da base de estudo da física de partículas subatômicas, o que moldou fundamentalmente nossa compreensão do universo em nível subatômico.
Ao longo de sua vida, Yang se tornou um dos físicos mais importantes e influentes do século XX, frequentemente comparado a grandes nomes como Albert Einstein, dono da teoria da Relatividade, e Enrico Fermi, que desenvolveu o primeiro reator nuclear.